
O que é Compostela de Santiago?
Resolvi criar esse espaço tanto para mim quanto para o internauta que um dia, mais por ventura do que desventura, assim espero, venha cruzar ou seguir por esse mesmo caminho que decidi trilhar. Espero que esses viajantes, ao cruzarem pelo meu caminho, encontrem algum tipo de orientação para que possam continuar no seu próprio caminho com segurança ou tomarem a decisão sobre algum tipo de conversão, seja de rumo técnico, metodológico, teórico ou até mesmo espiritual com relação ao aprendizado da Astronomia.
​
​
Inspirado no famoso caminho para a cidade de Santiago de Compostela, na Espanha, decidi agir como os viajantes e peregrinos fazem: recebem uma credencial e seguem por caminhos que podem ser iniciados de diversos locais. A cada cidade, albergue ou estágio alcançado ao longo do caminho, os peregrinos recebem um carimbo ou selo em sua credencial. A credencial devidamente preenchida com os carimbos deverá ser apresentada na cidade de Santiago de Compostela para que o peregrino comprove que percorreu todo o caminho e receba a Compostela, uma espécie de certificado de conclusão da peregrinação. Alguns carimbos contêm o desenho de alguns sÃmbolos de Santiago, como uma concha marinha ou vieira. Daà me veio a ideia de representar cada coisa que eu aprendesse por uma concha. Assim como o carimbo simboliza mais um avanço na peregrinação até aquela cidade, no meu caminho de aprendizagem, a concha representa mais uma experiência e/ou habilidade adquirida.
​
​
Essa página eletrônica é para guardar as minhas conchas.
Desejo que elas sejam compartilhadas com as outras pessoas mas desejo também que elas sirvam para mim como lembretes adequados. Nos momentos de desânimo ou de cansaço, que as conchas me lembrem do quanto já foi conquistado. Nos momentos de conformismo, soberba ou de qualquer outra coisa vil, que as conchas já conquistadas me lembrem de que são insuficientes e que outras incontáveis ainda faltam ser conquistadas nesse caminho infinito que ruma em busca dos segredos do Universo.
​
Sob o vasto Campo de Estrelas, eu, Santiago, sigo o meu caminho, minha peregrinação pela Astronomia amadora. Se vir alguma concha por aÃ, sinta-se vontade para levá-la consigo ou deixá-la pelo caminho.